• Início
  • Instagram
  • Facebook Seguro: conheça 11 dicas para cuidar de sua rede social
2021-02-14 22:08:40

Facebook Seguro: conheça 11 dicas para cuidar de sua rede social

Cada vez mais o uso das redes sociais cresce. Assim, muitas pessoas acabam usando as redes sem entender muito sobre segurança. O que leva a uma importante pergunta: como deixar o Facebook seguro?

Alguns pensam que já tem essa resposta, e que precisam apenas ter uma senha forte, que misture vários caracteres de vários tipos, além de alternar entre letras maiúsculas e minúsculas.

E isso é verdade, se você deseja ter segurança digital, isso é algo essencial. Porém isso por si só não basta, e existem outras coisas que você deve fazer para usar suas redes com tranquilidade, sem se preocupar com qualquer perigo de segurança.

Aliás, por mais incrível que pareça, essas são coisas fáceis de se fazer, e você não encontrará nenhuma dificuldade no caminho para realizá-las. Já que muitas estão até mesmo dentro da plataforma.

Pensando nesse, preparamos esse guia para ajudar você que quer ter um Facebook seguro. Então, se você deseja isso, não deixe de ler o nosso guia até o final.

Como manter o seu Facebook seguro

Existem muitas coisas que são possíveis de se fazer para deixar o seu Facebook mais seguro. Coisas básicas, que qualquer um pode fazer sem nenhuma dificuldade, e assim correr muitos menos riscos.

Por isso, separamos algumas ótimas dicas para que você deixe sua rede social muito mais segura em pouco tempo. Afinal, ninguém quer ter seus dados vazados sem nem entender o que está acontecendo.

Tenha uma senha forte

A primeira dica, que já citamos anteriormente, é ter uma senha forte. Uma com muitos caracteres, letras maiúsculas e minúsculas; de preferência algo aleatório.

Mas nem todo mundo gosta de usar geradores de senhas aleatórias, pois tem medo de acabar esquecendo, ou perdendo. Tornando o seu Facebook seguro em um nível tão alto que nem o próprio usuário consegue entrar.

Nesses casos, você ainda pode ter uma senha forte utilizando alguma frase, já que elas contam com um número mais alto de caracteres. E claro, diferencie maiúsculas e minúsculas, utilize número e tente usar caracteres especiais. Assim, você não precisará se preocupar com alguém tentando descobrir sua senha.

Afinal, cada caractere extra que você coloca torna esse processo muito mais difícil e longo. Então, não deixe de fazer isso em sua conta, e garantir mais segurança e privacidade.

Alerta do Facebook

A nossa segunda dica para deixar o seu Facebook seguro está em ativar os alertas de segurança do Facebook. É algo simples, que está dentro das configurações do próprio aplicativo, mas que muitas pessoas ignoraram por não saber o quão importante pode ser.

facebook vai emitir alerta caso voce tente compartilhar noticias velhas 1593173169
Foto reprodução: Jornal de Itatiba

E isso é tão importante pois, como você já deve imaginar, o aplicativo irá lhe notificar sempre que algo suspeito acontecer com a sua conta. Como alguém tentando entrar de um IP que não bate com a sua listas de IP’s, pessoas tentando descobrir sua senha, e por aí vai.

Aliás, não são somente coisas suspeitas, já que você pode saber toda vez que for feito login na sua conta, mesmo que seja você mesmo ou alguém para quem tenha dado a sua senha (o que é outra coisa que não recomendamos de forma alguma).

Por isso, depois de ter uma senha forte, essa é a coisa mais básicas e simples que você precisa fazer para ter um Facebook seguro.

Autenticação de dois fatores

Essa é outra forma ótima de manter o seu Facebook seguro. Aliás, essa é uma das mais utilizadas para manter a sua conta muito mais forte e a prova de atividades suspeitas.

Isso acontece porque, como o nome já sugere, essa é uma forma de sua conta ter duas etapas para se fazer o login. A primeira, como já esperado, é utilizar a senha, algo que infelizmente alguém pode acabar descobrindo e tentando usar para coisas ruins.

A segunda está em um código aleatório, que é enviado para um dispositivo que você selecionar sempre que alguém tentar entrar em sua conta. Ou seja, para que o login seja completa, é necessário um código que somente você terá acesso.

Assim, as coisas se tornam muito mais seguras, pois todos os logins feitos em sua conta poderão ser supervisionados e aceitos ou não por você. Já que tudo dependerá desse código aleatório.

Contatos de confiança

Assim como na vida, contatos de confiança são muito necessários também para deixar o seu Facebook seguro. Isso porque estamos falando de coisas como usar senhas mais difíceis, autenticação em duas etapas, e por aí vai.

Porém, quanto mais difícil por o acesso a sua conta no Facebook, mais fácil é que você acabe esquecendo sua senha, o que é algo que pode lhe dar uma enorme dor de cabeça, ou até mesmo levar acarretar na perda de sua conta.

E para que isso não ocorra e seu Facebook seguro não seja algo prejudicial a você, existe os contatos de confiança. Isso quer dizer que você pode escolher de 3 a 5 pessoas para serem esse tipo de contato de sua conta.

Assim, sempre que você esquecer a sua senha, você pode pedir que seja enviado um código a seus contatos de confiança, e esse código será utilizado para que você consiga redefinir a sua senha. O que deixa tudo muito mais simples.

Mas não escolha qualquer um para isso. Tenha em mente que essa pessoa pode redefinir a sua senha se lhe convier. Por isso, escolha alguém em quem você tenha plena confiança, e saiba que cuida de sua segurança digital, e que jamais faria algo contra você.

Apesar de escolher pessoas de confiança, não compartilhe sua senha

Essa é outra coisa muito comum das pessoas fazerem: compartilhar sua senha com pessoas próximas. E existem muitos motivos para isso não ser uma coisa boa para você, que busca ter um Facebook seguro.

E não estamos falando apenas de casos onde a pessoa pode acabar se revelando diferente do que você espera, e usando a sua conta para algum fim que você não queira. Afinal, a pessoa pode ser realmente alguém digno de confiança.

Mas esse não é o único problema, quando você compartilha a sua conta com alguém, principalmente através de uma rede social, sempre há a possibilidade de sua senha acabar caindo em outras mãos.

Isso porque muitas pessoas não se importam em ter um Facebook seguro, e acabam não seguindo as indicações de segurança. Assim, se algo acontecer com a conta dela e as privacidades forem reveladas, é muito possível que a sua conta acabe exposta também.

Mas, caso você precise compartilhar a sua senha com alguém, mesmo diante de tudo que falamos. Não deixe de compartilhar esse post com a pessoa, para que ela também mantenha o seu Facebook seguro, e não comprometa o teu.

Defina a sua privacidade

Quando você busca deixar seu Facebook seguro, um passo muito importante é definir mais sobre a sua privacidade. Afinal, se você quer ter segurança, precisa saber quem está vendo as suas coisas.

Facebook lanca atualizacao de ferramenta de privacidade da rede social
Foto reprodução: Computerworld

Assim, você pode utilizar diversas ferramentas da própria rede social para deixar o seu Facebook seguro nessa questão. Escolhendo que tipo de perfil pode ver o que você posta, ou até mesmo algo mais específico, como quem.

Isso aumenta muito a sua segurança, já que você consegue saber que não é qualquer um que tem acesso as suas coisas. Você tem um controle maior sobre quem sabe sobre você.

E deixar o Facebook seguro não é a única vantagem de configurar a sua privacidade. Afinal, quem nunca deixou de compartilhar algo por conta das pessoas que veriam? Como colegas e familiares.

Essa é a chance de impedir que isso aconteça, para que você compartilhe o que quiser e com quem quiser, sem precisar excluir pessoas ou coisas desse tipo. Você mantém o seu Facebook seguro, e ainda evita muitos inconvenientes que poderiam surgir por compartilhar o que alguém não deveria ver.

Aplicativos que controlam sua conta

Quem nunca jogou algum jogo através do Facebook, ou utilizou aplicativos para fazer testes, quiz, ou o que quer que seja? Acredito que a maioria das pessoas já utilizou isso ao menos uma vez na vida.

Assim como diversos outros aplicativos que pedem para fazer login, e acabamos usando o Facebook para fazer isso. Seja pela comodidade, ou por qualquer outro motivo que se tenha.

E entenda, não estamos falando que isso é ruim, não pode ser feito, ou que deixa o seu Facebook menos seguro, não estamos tentando lhe privar disso. Porém, existe uma coisa que muitas pessoas não sabem: dentro das configurações do Facebook, você pode ver todos os aplicativos que tem controle sobre sua conta.

E ter cuidado com isso é muito importante. por isso, um cuidado que se deve ter para deixar o Facebook seguro, é saber quais aplicativos tem controle sobre a sua conta, e se você realmente utiliza todos.

Então, não deixe de verificar se todos os aplicativos e que estão tendo algum tipo de controle em sua conta são utilizados por você. Isso pode lhe evitar uma enorme dor de cabeça no futuro, e deixar o seu Facebook muito mais seguro.

Computadores públicos

Essa é a próxima dica para manter o seu Facebook seguro. Muitas vezes você pode acabar tendo que usar a sua rede social em algum computador público. Seja o de uma escola, faculdade, biblioteca ou qualquer outro lugar.

E isso é algo normal, entramos em situações inimagináveis muitas vezes, e não temos outra opção senão fazer isso. Porém, você deve sempre ter extremo cuidado ao utilizar computadores públicos.

Toda cautela é pouco, afinal você está lidando com um computador que qualquer um tem acesso. Qualquer pessoa com maior conhecimento técnico pode ter instalado um vírus ou programa que monitore o computador, o que compromete muito a sua segurança.

Por isso, se você quer ter um Facebook seguro, evite ao máximo utilizar computadores públicos. E, caso tenha que usar algum e não reste outra opção senão essa, veja se ele tem algum antivírus rodando, ou qualquer coisa que possa lhe dar uma segurança maior.

E não se esqueça de outra coisa importante. Normalmente, ao utilizar um computador pessoal nós deixamos a nossa conta aberta, para deixar o acesso mais rápido e fácil. Porém em hipótese alguma isso pode acontecer em um computador público, sempre faça logout antes de deixar o computador.

Veja os locais onde sua conta está aberta

Outra ferramenta muito interessante que você encontra diretamente na rede social, e que ajuda a deixar o seu Facebook seguro é o controle de onde a sua conta está logada.

Uma ferramenta do aplicativo e do site, que é muito fácil de utilizar. Você apenas precisa localizar ela nas configurações, e ver onde a sua conta está logada.

Quando você localizar essa ferramenta, será redirecionado para uma outra página, onde terá uma em sua tela muitas informações úteis, que podem lhe ter muito valor.

Nessa tela, estarão disponíveis coisas como data de acesso, em que localidade do mundo o acesso foi feito, que tipo de dispositivo era. Muitas coisas interessantes que irão lhe ajudar a saber se é você, ou não, que está utilizando a sua conta.

Além disso, através dessa opção, você pode deixar o seu Facebook seguro por poder remover o login de qualquer dispositivo. Você só precisa decidir quais dispositivos você quer remover o acesso, e então selecionar a opção e pronto. O logout é feito instantaneamente.

Informações pessoais

Se você deseja ter um Facebook seguro, existe uma coisa extremamente importante de se fazer. Que é esconder as suas informações pessoais. Isso pode parecer uma medida muito extrema, porém não o é.

Quando existem muitas informações pessoais suas expostas em sua rede, você fica muito mais vulnerável a, por exemplo, ataques de hackers ou outras coisas desse tipo, que podem lhe ser muito incômodo e acarretar na perda de sua conta.

E isso acontece por um motivo simples: essas informações podem ajudar e muito no trabalho desse tipo de pessoa. Como, por exemplo, ter o seu e-mail utilizado para o acesso no Facebook exposto. Assim, qualquer um pode ter acesso a seu e-mail pessoal e usar disso para fazer o que bem entender.

E isso não é um perigo que afeta somente o seu Facebook, já que, principalmente tendo o seu e-mail, que é algo muito mais pessoal que uma rede social, fica mais fácil de alguém tentar lhe enganar utilizando de domínios que você conheça.

Então, se você quer realmente ter um Facebook seguro, tenha muito cuidado com o tipo de informação que deixa disponível para qualquer pessoa. Deixe suas informações mais pessoais disponível somente para você, ou somente para seus amigos.

Chave de segurança física

Essa é uma opção que pode não ser tão atrativa para os usuários mais comuns, mas é ótima para quem precisa de segurança absoluta. Afinal, essa é uma das melhores formas possíveis de deixar seu Facebook seguro.

Facebook seguro
Foto reprodução: TechTudo

E isso acontece por um motivo simples: essa é uma chave física, você precisa ter ela em mãos para poder acessar a rede social, ou não é possível entrar nela. O que significa que a única forma de alguém acessar sua rede sem sua permissão, é roubando essa chave.

Agora que você já sabe o que é essa forma de deixar seu Facebook seguro, vamos a como ela funciona. É algo muito simples, a chave é como um pen drive, e você pluga ela no computador que deseja utilizar para autenticar o seu login o Facebook, como se fosse uma senha.

E não se preocupe se você for alguém que utiliza a rede social no aplicativo para smartphone. Essa chave também pode ser utilizada nos celulares, porém não em todos. Afinal, ela utiliza do sistema NFC nesses casos, e seu celular precisa ter essa função para que a chave seja utilizada.

O que achou de nosso guia para um Facebook seguro?

Conte para nós, através dos comentários, se já conhecia essas dicas para proteger a sua rede social. E conte também se elas lhe ajudaram a ter uma vida digital mais segura, com uma maior privacidade.

Também conte o que você costuma fazer para deixar o seu Facebook seguro, e se utiliza alguma coisa que não citamos aqui em nosso guia do Blog da Biggram.

Por último, e não menos importante, não deixe de conferir as outras postagens aqui do Blog, que irão lhe ajudar com diversas dicas para utilizar os meios digitais! Como essa lista de dicas para deixar o seu Instagram seguro.

E também o nosso site principal da Biggram, onde você encontra diversos serviços para lhe ajudar a obter o melhor desempenho de suas redes sociais.

Big Gram é um provedor de serviços em mídias sociais

CNPJ: 29.703.135/0001-03

Institucional
Desenvolvido com por Azarod Devs